Barcelona vai criar uma zona especial para selfies para travar o caos turístico na Sagrada Família
- Paola Macchi Kendzerski
- 16 de set.
- 2 min de leitura

Até há pouco tempo, a Plaça Gaudí tinha sido explorada por turistas para uma tendência TikTok que causou perturbações consideráveis.
Em frente à Sagrada Família, em Barcelona, os turistas posam para selfies. Apinham-se no passeio diante da famosa basílica projetada por Gaudí e chegam mesmo a entrar na estrada para obter um melhor ângulo.
Esta procura de uma fotografia digna de ser postada no Instagram é feita à custa da vida quotidiana dos residentes.
Há mais de uma década que os habitantes locais criticam as multidões de visitantes que obstruem a passagem dos peões e atrasam o trânsito nas imediações do local religioso.
As autoridades da cidade de Barcelona revelaram agora planos para encurralar os visitantes que tiram selfies numa área específica para aliviar o congestionamento.
Sendo um dos destinos mais procurados de Espanha, esta é a mais recente medida das autoridades para regular o turismo na cidade.
O espaço para selfies da Sagrada Família vai "reconciliar os turistas e o bairro
A Câmara Municipal de Barcelona anunciou que vai construir uma zona especial ao lado da Sagrada Família, onde os visitantes podem fazer uma pausa - e tirar uma selfie - antes de entrar na igreja.
A "antecâmara", com 6.200 metros quadrados, ficará situada entre a fachada da Natividade da basílica e a Plaça Gaudí, na Carrer de la Marina.
Até há pouco tempo, a Plaça Gaudí era explorada pelos turistas para uma tendência TikTok que causava perturbações consideráveis.
Os visitantes equilibravam os seus telefones nas escadas rolantes do metro para se filmarem enquanto o monumento icónico aparecia em segundo plano. A tendência levou a que os turistas entupissem as saídas das estações e acabou por ser proibida.
"O novo projeto ajuda a resolver um espaço em que é difícil conciliar os usos entre os visitantes do templo e a vizinhança", afirmou a Câmara Municipal num comunicado de imprensa.
O início da construção da zona de encontro está previsto para depois do verão e a sua conclusão para abril de 2026, para coincidir com o 100º aniversário da morte de Gaudí.
O projeto de 2,7 milhões de euros faz parte de um plano mais vasto de 15,5 milhões de euros para melhorar as infraestruturas e a gestão dos visitantes em torno do local sagrado.
A Sagrada Família atrai 4,7 milhões de visitantes por ano e é o segundo local mais visitado em Espanha, a seguir à Alhambra, em Granada.
Fonte: EuroNews



Comentários